O texto traz alguns pontos relevantes sobre o planejamento escolar. Trata-se de uma pesquisa feita com vinte professoras. As respostas das perguntas feitas pelos pesquisadores ás professoras foram comparadas aos planejamentos delas.
Concluiu-se que menos da metade realmente tratava-se de um planejamento, demonstrou a incoerencia entre o que elas diziam e faziam, além de nem todas acharem o planejamento importante. A incoerencia entre falar que fazem um planjamento e não fazerem, pode dever-se ao fato da falta de clareza delas em saber o que é planejar. Ao menos foi isso que pareceu pelas intrevistas.
Uma outra questão importante, quando texto relata sobre a intencionalidade da ação educativa. Toda ação deve ser guiada por intencionalidade, o professor deve saber "o que quer" com a criança, como o próprio texto esclarece.
Desta forma, devendo ser o planejamento a própria ação educativa, o educando deve ter em mente todo o tempo essa intencionalidade e que esta deve servir a algo maior, em prol de atitudes que melhorem a vida da criança na escola e fora dela, diminua as diferenças, democratize a educação,entre outros inúmeros fatores que tem por objetivo final uma sociedade melhor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário