domingo, 13 de dezembro de 2009

Memorial, minha vida na escolar.

Turma de 1996 - Tia sônia




Turma de 1997 - Tia Dione




Turma de 1998 - Tia Rita



Turma de 1999 - 4ª série





A primeira imagem que vem a minha cabeça quando penso no início de tudo, é uma sala de aula pequena, onde havia objetos que normalmente há em todas as salas de educação infantil. Dessa fase não lembra quase nada, nem dos professores.Só lembro do nome da escola, chamava-se: "Patinho dourado". E tinha um patinho pintado na fachada.
Depois, fui para uma escola pública bem grande, com corredoras, rampas, muitas salas e muitos alunos. Acho que fiz somente um ano lá e não recordações de sentimentos muito bons sobre esse tempo. Me sentia distante das professoras e um pouco também dos demais alunos. Só lembro dessa sensação e de como eu observava tudo à minha volta, quase sempre distante, como se eu estivesse observando de longe, sem está fazendo parte.
Após esse ano, me mudei para onde moro até hoje e fui para uma escola particular bem grande. Eu lembro de como eu me senti bem, vendo as árvores que tinha(ainda tem) lá, como sentia a brisa que deixava tudo tão tranqüilo em volta. As paredes eram(ainda são) claras, brancas e verde.
A minha primeira professora também foi um presente, me senti acolhida com toda aquela simpatia e o sorriso dela, o nome dela era Sônia e nunca vou esquecê-la.
Quando iniciei o que era a primeira série, o ano já tinha começado. Esse tipo de atraso foi muito frequente na minha vida escolar, por nenhum motivo específico, mas ela me deixou bem à vontade.
Com relação ao relacionamento com os demais alunos, não era muito comunicativa, na maior parte dos anos, eu fui aquela de somente uma grande amiga, talvez poucos colegas e só.
A minha melhor amiga na 1ª série chamava-se Amanda Eustáquio e eu tenho maior curiosidade de saber como ela está hoje. Eu lembro que ela também não era muito comunicativa, mas era inteligente e tinha uma "letrinha" linda.
Minha letra sempre foi horrorosa, embora eu tivesse uma professora de português que não achava(ela me adorava). Nunca fiz questão de mudar isso, nunca me preocupei realmente em tornar minha letra mais "bonitinha".
Também lembro de umas meninas super "metidinhas", que esnobavam algumas das outras meninas. Uma vez essa minha melhor amiga estava com um problema de pele e elas danaram a falar dela e se afastaram. Eu de qualquer forma estava com ela. Dizem que as crianças são cruéis,mas não são todas. Eu não considero que eu menina cruel.
Na segunda série era da "Tia Dione", ela era rígida e permaneceu assim pelos anos. Os alunos estavam sempre "enfileiradinhos", a saída para o recreio não era cheia de entusiasmo como a de outras turmas, era bem organizada.
Na 3ª série era "Tia Rita", que não tinha muito controle da situação, acho que ela ficou doente e se afastou. Na 4ª série, a turma ficou pior do que já era, trocamos mais de duas vezes de professoras.
Até a 8ª série eu bem quieta e pouco comunicativa, não tinha muitas colegas, mas estava satisfeita nesta fase. Na sexta série fui considerada a melhor aluna do colégio(entre todas as turmas de sexta série).
No segundo grau eu conheci meus melhores amigos até hoje, no segundo grau a menina que ficava no canto atenta às aulas, passou a ignorar quase sempre a presença do professor, misturada com a minha turma num animação só!
Chega a ser bem estranho falar isso agora que estou quase me formando em pedagogia, mas foi a verdade.
Eu não repeti nem um ano, deve ter sido sorte!Me divertir muito, mas devo confessar que muito pouco sei sobre várias e várias matérias, infelizmente.
Com toda certeza esse "rombo" no meu aprendizado seria quase nenhum se tivesse me dedicado, conseguido conciliar o que me dava prazer(meus amigos) com todas aquelas disciplinas(chegava perto de 20), fiz 2º grau técnico em informática.Mas não me chamem para fazer nenhum programa, por que eu entendo tanto disso quanto de química! NADA!
Bem, estou aqui agora com um universo de coisas na cabeça, ainda tentando me encontrar, como nos tempos de escola.

Um comentário:

  1. Achei muito interessante esse memorial!!!
    preciso fazer um e ñ sabia como começar, agora já tenho noção de como fazer o meu memorial!!!

    ResponderExcluir