quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Reflexão sobre o texte "O planejamento do trabalho pedagógico: Algumas indagações e tentativas de respostas."

A maior parte dos professores tem perdido a noção do que é planejamento, têm ficado presos à um cumprimento burocrático, modificando uma coisa ou outra, sem preocupação com a ação mais ampla que o planejamento deve ser.
O planejamento fica assim à margem do cotidiano da escola, enquanto este deveria ser o "norteador" das aulas e a principal ferramenta para a conquista da democratização do ensino.
O planejamento, como o texto diz deve ser considerado um processo de reflexão. Dessa reflexão deve nascer as modificações para a melhoria do cotidiano escolar.
Embora o plano de ensino deve ser entendido como instrumento orientador do docente, este deve ir sempre para além dele no seu dia a dia, isto por que nenhum documento é capaz de prever as modificações no meio do caminho.
Outro fator que devemos ressaltar é que além de termos um bom planejamento e plano de ensino, devemos ter um professor melhor ainda, que mantenha uma ação crítica, fator este capaz de gerar modificação na realidade.
O texto em uma das passagens que merece destaque, traz a seguinte idéia: Um bom plano de ensino não modifica a realidade. Um bom profissional supera as limitações do plano de ensino. Ou seja, pode haver um plano de aula, se não houver um profissional competente de nada vai adiantar, enquanto que se o plano de aula no decorrer do trabalho pedagógico precisar de modificações e houver um profissional da educação, este irá superar as imperfeições e fazer bons ajustes para se chegar ao objetivo traçado.
O texto faz critica a falta de planejamento recorrente nas escolas hoje em dia. Muitos professores têm agido na base do improviso, o que dificultará a aprendizagem do aluno, entre outros muitos fatores.
O texto traz um contexto histórico muito interessante sobre uma das origens da educação tecnicista no estado(SP). Relata que em 70 a secretaria de educação de São Paulo iniciou um processo de treinamento dos professores, mas naquele momento o golpe militar de 64 implantava a repressão, o que obviamente impediu a uma tendência mais crítica e reflexiva.
Nesse contexto, o que não afrontava e até "combinava" com o ambiente da época era um modelo de educação mais técnico, preocupado com a organização dentro da escola, mas por não olhá-la fora dos seus muros, não há conhecia na verdade.
Foi aí um começo forte do mal costume da prática acrítica dos docentes, da falta de reflexão e da visão do processo educacional como conjunto de "teorias sistêmicas", cumprimentos burocráticos e curriculares frios e sem vida.
É preciso que haja uma reversão deste quadro e para isso são necessárias melhorias e o texto enumera três importantes modificações que deveriam ser feitas em nosso sistema de ensino.
A primeira: Separação de um tempo para reunião dos professores dentro o ambiente escolar, destinado somente ao planejamento.
A segunda: Uma mudança eficaz na formação dos professores. Concluo com isso que as instituições devem ser revistas, devem ser cobradas a fazer um trabalho sério com a educação, seja ela particular ou pública. Parar de tratar a educação como carreira de pouca visibilidade e pouco importante, pois é assim que se perpetua essa formação frouxa e sem compromisso desses profissionais. É claro que existem outros fatores, como a desvalorização do profissional no mercado de trabalho, mas uma boa formação acaba com muitos problemas que envolve os professores.
A terceira: Formação dos professores já em curso. Ponto muito importante, já que a educação também vivencia constante modificações e necessita de aperfeiçoamento com o decorrer do tempo. Além dos profissionais pouco ou mal formados que já estão no trabalho e que precisam se aperfeiçoarem.
Até por que a maioria das áreas possuem cursos constantes hoje em dia para atualização, aperfeiçoamento e extensão dos conhecimentos. Por que com a educação vem sendo diferente?Se é ela que nos forma muito além das unidades de um livro?Nos forma para o mundo, reforça o que somos e nos transforma.
É claro que área que mais necessita de atenção é a que mais têm ficado de lado nesses anos.Sabemos como melhorar, é preciso tornar conhecimento em ação.

2 comentários:

  1. Viviane, é preciso, urgente, atualizar seu portfólio...Ok??

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  2. Excelente reflexão. Infelizmente isso acontece pois a maioria dos professores não sabem e nem querem trabalhar em conjunto por "medo" ou não ter compromisso de realizar algo. E o pior é que não há um trabalho conjunto, o que deveria ocorrer, porém uma maioria prefere trabalhar isolado. Como podemos transformar uma realidade cruel se os próprios colegas de trabalho não se permitem mudar?

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