No início do curso muitos de nós alunos ficamos um pouco “travados” com essa nova proposta do portfólio eletrônico, não apenas por ser novo e tudo que desconhecemos costuma nos deixar apreensivos. Mas também por que muitos não sabiam como lidar com essa ferramenta ou com essa forma de avaliação.
Neste momento, falando por mim, compreendi a intenção deste projeto à medida que nos queria fazer responsáveis dentro de uma liberdade maior , dentro da idéia de avaliação formativa. Essa forma de avaliação compreende inúmeros benefícios, como tornar alunos e professores mais próximos, através de suas exposições e trocas de informações que só tem como nos fazer evoluir.
Nossas trocas de leituras de criações pessoais também trás outro benefício. Faz com que a tecnologia também passe a nos aproximar ao invés de só nos afastar. Num universo em que a escrita e a comunicação ficou mais fácil, ainda sim nos vemos pouco como realmente somos e o que realmente sentimos. Mas estamos nós alunos aqui, reunidos a cumprir os objetivos de uma disciplina, mas ao mesmo tempo, ao menos digo por mim, mais características de cada um, poder perceber, me identificar ou não, admirar ou não, mas o mais importante, nos vermos mais . Esse projeto também viabiliza nosso auto conhecimento, nossa percepção de nossos erros o concerto dos mesmos.
Aprendemos mais sobre o universo infantil na fase anterior a alfabetização, um mundo de hipóteses feito pelas crianças que deve ser reconhecido e valorizado pelo professor, onde todo rabisco tem uma lógica subjetiva muito importante e deve ser tratada como tal. Devemos aprender a lidar com essa fase, por que não podemos fazer com os desejos de uma criança sejam frustrados. Isto por que, elas têm grande curiosidade sobre o universo da linguagem escrita e são quase sempre as atividades utilizadas em sala de aula que as impendem de tentar entender.
Por fim, quero dizer que o curso foi muito proveitoso nesses fatores que me ocorreu citar, entre outros. E que na prática, aprendi a gostar e a querer que atividades como essas façam parte do cotidiano dos professores. Devemos fazer com que os alunos se sintam parte fundamental do contexto do ensino e aprendizado, sintam-se como nós mais livres e mais responsáveis ao mesmo tempo, com nossas próprias idéias e evolução.
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