A apresentação começa relatando sobre a busca de escolas públicas, onde experiências estivessem sendo colocadas em prática e realmente gerando resultados.
Os pesquisadores então se depararam com o caso de Sobral, uma cidade localizada no semi-árido Cearense. Lá eles registraram o que eles buscavam e chamaram de " boas práticas na educação".
Tal caso, mesmo pertencendo a uma região com tantas dificuldades, como muitas no Brasil e com poucos recursos financeiros, ainda sim estavam de fato promovendo mudanças sistêmicas na gestão educacional. Os gestores diagnosticam os problemas e trabalham para organizar formar de solucionar o problema. Na rede educacional de Sobral realmente ocorre uma mudança na estrutura, o que nos parece tão difícil construir.
Um último fator é a política de lá que tem prioridade absoluta na educação, a poítica municipal.
Um dos pontos em destaque, no caso de Sobral é a centralidade da criança na escola, pois esta é feita "por ela e para ela", como diz o próprio texto.
Como comenta um professor de Sobral a criança já tem um ambiente familiar de pessoas pouco ou nada letradas, são crianças pobres ou miseráveis que não tem onde aprender, a não na escola. E o que parece ser o pensamento dominante nas escolas deste local é que é na escola mesmo o lugar que a criança deve aprender, pois os professores vêem como responsabilidade deles.
Muito admirável a atitude, quando o que ocorre muitas vezes em situações bem melhores ou menos piores, professores se preocupam mais em culpar o ambiente e/ou a família do aluno pelo seu fracasso escolar.
É claro que toda mudança na estrutura dessa rede de educação teve iniciativa política e administrativa, em prol de uma educação pública de qualidade. Sobral provou também que é possível deixar de fora as influências dos "arranjos políticos", fato também difícil de imaginarmos.
Um dos pesquisadores relata que viu inúmeras atitudes de uma educação com boas práticas, como por exemplo, reforço de aulas, aula de inglês dada por uma professora numa iniciativa própria, trabalhos de alunos expostos e valorizados, integração de alunos deficientes. Tudo isso esforço não só político mas atitudes geradas pela comunidade escolar, professores, direção,etc. Unidos em torno de um objetivo comum: A educação de qualidade para todos. E além dos fatores já destacados, não pode ficar de fora uma gestão transparente é um ótimo ponto a ser destacado.
O caso de Sobral não significa um caso acabado e perfeito, há inúmeras mudanças a serem feitas. Mas o importante disto, é a própria rede não se acomodar e saber que metas precisam ser traçadas e objetivos alcançados. E o que chamou tanta atenção, a imensa vontade e união participativa dos integrantes desta rede, deverá ela ser um exemplo para todo Brasil.
Exemplo por que consegue vencer todos os dias uma situação precária, consegue no mínimo atitudes para mover-se e trabalhar formas positivas de melhoria da educação e, pode de fato fazer a diferença.
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