O texto compara dois significados de inovação de PPP: a ação regulatória ou técnica e a ação emancipatória ou edificante.
Quanto a inovação regulatória, esta trata-se de um conjunto de atividades com o objetivo de gerar um produto(PPP), O entendendo como documento pronto e acabado.
Já na perspectiva emancipatória, a inovação e o PPP estão articulados. Isto por que o processo de formulação do projeto não fecha completamente, esta é construída mas mantém abertura constante para ser interferido e interferir nas mudanças do cotidiano.
Na inovação regulatória,sua aplicação também é técnica, sendo assim proporcionará o fortalecimento de uma "racionalidade científica que continua respondendo as questões do nosso tempo, de acordo com os moldes das políticas públicas que se enquadram nessa lógica".
Esse tipo de inovação não reconhece a força das relações entre o instucional e o social mais amplo. Tal pensamento acaba por não gerar um PPP totalmente novo e sim a perpetuação do que já foi instituído.
A inovação técnica caracteriza-se pela padronização, uniformidade e pelo controle burocrático.
Este tipo de projeto está concebido como instrumento de controle, pois está atrelado a mecanismos operacionais, técnicas, manobras e estratégias. Nesse pensamento a instrução sofre burocratização, transformando-se "em mera cumpridora de normas técnicas e mecanismos de regulação convergentes e dominadores"
A inovação emancipatória opõe-se à formas instituídas e mecanismos de poder. Tais inovações realizam-se na prática cotidiana, realizam-se junto ao processo de construção/implementação dos projetos pedagógicos.
A inovação emancipatória deve levar as pessoas e as instituições para mentalidade crítica emancipatória. Portanto, não será apenas um enunciado de principios e de boas intenções.
A inovação emancipatória é de natureza ético-social e cognitivo-instrumental, está envolvida em um contexto social mais amplo.
Esta inovação pretende superar a reprodução acrítica, a rotina, a racionalidade técnica. O processo edificante enfatiza mais o processo e a construção.
A escola não apenas reproduz as relações sociais e os valores dominates. Ela também é cenário de confronto, resistência e proposição de inovações.
Por esses motivos principalmente, a mudança é dificultada, porém é preciso apostar em novos valores,deixar de propor tudo aquilo que está errôneamente já estabelecido, com a padronização. Devemos propor a singularidade, autonomia ao invés da depedencia, coletividade e participação ao invés do individualismo.
O PPP através da inovação emancipatória deve potencializar o trabalho colaborativo, o projeto como objetivo comum e ao mesmo tempo concretizar o rompimento com as atuais formas de organização de trabalho e funcionamento das instituições.
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