segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Comentando o texto: "Os desafios da construção, implementação e avaliação do projeto político-pedagógico na educação infantil.

Esse texto tem como objetivo central discorrer sobre a importância do PPP na educação infantil bem como ressaltar antes de mais nada a identidade da escola.
Vale ressaltar quando o texto nos diz que no PPP deve imperar a necessidade de mudanças, na maneira de pensar e agir em educação e que para isto também deverá integrar-se à escola, as famílias e a comunidade como todo.
Com relação ao parágrafo acima devemos notar realmente a fundamental importância de "tratar a raiz do problema" ou seja, rever como se vem pensando educação, mudar pensamentos pré-estabelecidos para mudar as ações.
A partir da Constituição de 1988 a educação infantil passou a ter mais relevância nas políticas públicas e a ser percebida como um direito da criança. Sendo assim, começou haver uma preocupação acerca do seu desenvolvimento e a entendê-la como ser histórico e cultural.
Um pensamento importante que destaco do texto sobre o desenvolvmento da criança, esse deve ser trabalhado integralmente e não separadamente. Isto é, desenvolver o físico, o cognitivo, o psicossocial,de forma conjunta.
A escola deve promover as relações sociais, assim a criança terá oportunidades espontâneas de aprender a respeitar diversidades, desenvolver seus próprios interesses. Através das relações sociais a criança poderá desenvolver-se integralmente.
Esse momento da infancia torna-se ainda mais relevante se a escola articular meios para desenvolver "a autonomia, a criticidade, a construção da identidade da criança, onde elas devem ser valorizadas em sua cultura e em seu contexto bio-psico-social".
Senso a escola parte fundamental para construção do "eu" da criança e da identidade deste perante o mundo, as ações do saber pedagógico devem estar focadas nesse sentido.
Interessante quando o texto relata:"[...]É imprescindível, portanto que a escola instigue constantemente a curiosidade do educando em vez de 'amaciá-la' ou 'domesticá-la'".
Este pensamento relatado acima não está distante da rotina de inúmeros professores. Muitos podam a curiosidade natural da ciança por não acharem relevante ou por outros motivos. Depois, ainda reclamam da falta de interesse dos seus alunos.
Voltando ao sentido de PPP, este é político por que envolve além dos alunos, a escola, os professores, o meio onde todos esses integrantes vivem e com quem vivem. Além de envolver a comunidade deve ter a preocupação de tornar suas relações melhores.
O PPP deve possuir eixos norteadores que sirviram de alicerces " as intenções e ações político-pedagógicas da escola".
Para um PPP realmente vigorar, este requer "continuidade, reestruturação, reavaliação,democratização".
Veiga(1995,p.33) é sitado com o trecho: "É preciso entender o projeto político-pedagógico da escola como uma reflexão do seu cotidiano[...]".
Neste trecho, fica claro o que deve ser o PPP, um projeto que interage como o cotidiano da própria escola e comunidade. Deverá ter como objetivo central o aprendizado significativo, as relações sociais e a melhoria das mesmas.
Para que o documento do PPP seja criado há etapas fundamentais para serem vivenciadas e este, depois de criado não permanece estático, deve ser sempre passível de mudanças. Os integrantes da comunidade escolar devem "quebrar" com a estrutura pré-organizada da instituição para gerar tais mudanças.
Entre os mecanismos articuladores da escola, o gestor deve estar como peça fundamental, com a responsabilidade do desafio constante que é o PPP.
Para fechar as considerações, vale lembrar que o PPP deve ser constantemente avaliado e que este deve preparar para que todos tenham a mesma qualidade de educação.

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