quinta-feira, 21 de maio de 2009

*Atividades escolares para alfabetização*

ATIVIDADE 1

Aula de vídeo

Primeiro o professor perguntaria a turma sobre suas preferências na programação da tv, principalmente filmes. Identificando assim o que a maioria citou.
O professor então traria o programa ou filme escolhido e pediria muita atenção dos alunos, pois perguntas serão feitas após o filme.
Ao término do filme algumas perguntas devem ser feitas, como por exemplo: Quais eram os personagens principais? Onde eles moram? Que roupa costumavam usar? Quais caractarísticas mais fortes de cada um(se é muito falante, alegre, mau humorado, etc.)? Sobre o que falava o filme?
Essa perguntas, no caso podem ser feitas oralmente. Serão verificadas através das respostas dos alunos:

  • A questão da memorização. Observada através da quantidade de informações e detalhes das imagens capturadas pelos alunos;
  • Habilidade cognitiva(observando as opiniões das crianças, não somente sobre o que estava explício, mas como elas absorveram informações e que visão pessoal vão expôr sobre situações e personagens);
  • Interpretação, a partir do momento que o aluno consegue dizer um pouco do que o filme passa(significado), a personalidade dos personagens, etc.

ATIVIDADE 2

Aula com música

Também partindo de preferênicas comentadas pelos alunos, o professor fará seleção de músicas e as levará à sala de aula. Poderá ser por DVD ou apenas um CD. O professor irá previamente selecionar determinadas partes do DVD para pausar, onde serão observadas e analisadas as frases e palavras das legendas(por isso a música deverá apresentar legendas no vídeo). No caso do CD, o professor colocará os grupos de frases e palavras no quadro.

Por a música ser conhecida pelos alunos poderá ser sugerido a eles que a cantem. Após feito isso, seriam conduzidos a observar o que os próprios cataram através das análises feitas pelo professor.Elas então a repetiriam, dessa vez com um novo olhar sobre o que foi cantado. Dessa forma será observado os sons da língua e também a pronúncia clara dos sons.

Ao destacar frases e palavras, o professor poderá separar algumas que tenham letras com sons parecidos para serem comparadas. Como: T/D, F/V, P/B, Q/G . Comparação esta feita com intuito de que eles percebam as diferenças por eles mesmos, observar que são parecidas mas não iguais. (Asim os alunos poderão distinguir a pronúnica de alguns sons da língua que são muito parecidos, como os dos exemplos acima).

Nenhum comentário:

Postar um comentário