A avaliação formativa fundamentalmente é uma forma de avaliação que deverá agrupar formas inovadoras para avaliar.
Pelo pouco que pude ler até agora sobre esse assunto, o tipo de avaliação "rompe" com o tipo tradicional, ou seja, não tem como objetivo classificar e selecionar os alunos através de suas metodologias avaliatórias, assim como não coloca o professor como único a fazer seleção dos conteúdos vistos.
A avaliação dessa forma é feita gradualmente, em uma relação de ensino e aprendizagem entre a turma em um conjunto, onde o individual também é observado pelo professor, mas com um ponto de vista diferente, não será comparativo e sim, será levada em consideração a evolução do aluno do início do projeto até o final. Interessante destacar que o próprio aluno terá facilidade em observar seus próprios erros, acredito, de forma menos agressiva.
O portfólio que estamos utilizando está sendo criado nesse sentido, para servir à idéia de avaliação formativa. Podemos observar na construção desse trabalho, uma introdução para maior autonomia, no mínimo por que, embora orientadas pelo professor, as postagens de certa forma são articuladas por nós mesmos, por que é nosso jeito de colocar as palavras e em meio aos objetivos disciplinares, nossas características aparecem aqui, nos expondo aos outros para uma troca aberta para complementação de conhecimento. Também podemos ver melhor nós mesmos, nossas limitações e possibilidades de melhora. Esse é ojetivo do portfólio, de uma avaliação formativa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário