quinta-feira, 21 de maio de 2009

*Atividades escolares para alfabetização*

ATIVIDADE 1

Aula de vídeo

Primeiro o professor perguntaria a turma sobre suas preferências na programação da tv, principalmente filmes. Identificando assim o que a maioria citou.
O professor então traria o programa ou filme escolhido e pediria muita atenção dos alunos, pois perguntas serão feitas após o filme.
Ao término do filme algumas perguntas devem ser feitas, como por exemplo: Quais eram os personagens principais? Onde eles moram? Que roupa costumavam usar? Quais caractarísticas mais fortes de cada um(se é muito falante, alegre, mau humorado, etc.)? Sobre o que falava o filme?
Essa perguntas, no caso podem ser feitas oralmente. Serão verificadas através das respostas dos alunos:

  • A questão da memorização. Observada através da quantidade de informações e detalhes das imagens capturadas pelos alunos;
  • Habilidade cognitiva(observando as opiniões das crianças, não somente sobre o que estava explício, mas como elas absorveram informações e que visão pessoal vão expôr sobre situações e personagens);
  • Interpretação, a partir do momento que o aluno consegue dizer um pouco do que o filme passa(significado), a personalidade dos personagens, etc.

ATIVIDADE 2

Aula com música

Também partindo de preferênicas comentadas pelos alunos, o professor fará seleção de músicas e as levará à sala de aula. Poderá ser por DVD ou apenas um CD. O professor irá previamente selecionar determinadas partes do DVD para pausar, onde serão observadas e analisadas as frases e palavras das legendas(por isso a música deverá apresentar legendas no vídeo). No caso do CD, o professor colocará os grupos de frases e palavras no quadro.

Por a música ser conhecida pelos alunos poderá ser sugerido a eles que a cantem. Após feito isso, seriam conduzidos a observar o que os próprios cataram através das análises feitas pelo professor.Elas então a repetiriam, dessa vez com um novo olhar sobre o que foi cantado. Dessa forma será observado os sons da língua e também a pronúncia clara dos sons.

Ao destacar frases e palavras, o professor poderá separar algumas que tenham letras com sons parecidos para serem comparadas. Como: T/D, F/V, P/B, Q/G . Comparação esta feita com intuito de que eles percebam as diferenças por eles mesmos, observar que são parecidas mas não iguais. (Asim os alunos poderão distinguir a pronúnica de alguns sons da língua que são muito parecidos, como os dos exemplos acima).

domingo, 17 de maio de 2009

Diferença entre tipo e gênero de texto.

Pesquisei algumas fontes e pude perceber de forma forma sintética as definições:

TIPO DE TEXTO: São as formas diversas de composição de texto, como se organiza "o interior"da estrutura textual. Ex.: Descrição, narração, argumentação.

GÊNERO DE TEXTO: São os diferentes modelos de textos, estruturas que fazem um texto pertencer a um grupo textual ou a outro. Exemplos de estruturas: Poesia, carta, contos, jornal, crônicas.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Portfólio: Um meio de avaliação formativa.

A avaliação formativa fundamentalmente é uma forma de avaliação que deverá agrupar formas inovadoras para avaliar.
Pelo pouco que pude ler até agora sobre esse assunto, o tipo de avaliação "rompe" com o tipo tradicional, ou seja, não tem como objetivo classificar e selecionar os alunos através de suas metodologias avaliatórias, assim como não coloca o professor como único a fazer seleção dos conteúdos vistos.
A avaliação dessa forma é feita gradualmente, em uma relação de ensino e aprendizagem entre a turma em um conjunto, onde o individual também é observado pelo professor, mas com um ponto de vista diferente, não será comparativo e sim, será levada em consideração a evolução do aluno do início do projeto até o final. Interessante destacar que o próprio aluno terá facilidade em observar seus próprios erros, acredito, de forma menos agressiva.
O portfólio que estamos utilizando está sendo criado nesse sentido, para servir à idéia de avaliação formativa. Podemos observar na construção desse trabalho, uma introdução para maior autonomia, no mínimo por que, embora orientadas pelo professor, as postagens de certa forma são articuladas por nós mesmos, por que é nosso jeito de colocar as palavras e em meio aos objetivos disciplinares, nossas características aparecem aqui, nos expondo aos outros para uma troca aberta para complementação de conhecimento. Também podemos ver melhor nós mesmos, nossas limitações e possibilidades de melhora. Esse é ojetivo do portfólio, de uma avaliação formativa.